domingo, 2 de setembro de 2012

Honra... Que é isso?

   Saudações, amigos, a postagem de hoje tratará de um assunto que é como um sopro de ar em uma brasa apagando, isto é, uma tentativa de reavivar algo que está se extinguindo.
   Como educador, tenho percebido uma crescente queda nos conceitos morais de meus alunos. Isso não ocorre com todos, não vamos generalizar, mas a cada ano que passa vejo uma triste inversão de valores, fato que me preocupa e me entristece.
   Dentre os valores, o mais atingido é a família, justamente o valor que forma a base do ser humano. Se o jovem vivencia problemas no seio familiar, é lógico que esses problemas serão transferidos para outras esferas da vida, como trabalho, amigos, escola... Enfim... Toda situação que envolva este jovem.
   Valores morais como honra, respeito, disciplina, humildade e educação estão se perdendo no tempo. A imagem escolhida para esta postagem é a de um guerreiro samurai, pois não existe maior símbolo de culto a esses valores. Os samurais viviam sob um rígido código de honra, dessa forma conseguiam manter-se firme frente às adversidades e focados em seus objetivos. Muitos jovens não seguem nenhum destes valores, de forma que não alcançam seus objetivos, isso se tiverem algum, pois quando pergunto me assusto com as respostas.
   Não sou samurai, mas sigo um código baseado em respeito, e o levo para sala de aula como minha principal ferramenta, como a katana de um samurai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário